Durante esta sexta-feira (05), o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Araçatuba), em sua comemoração de 20 anos de existência, salvou duas crianças que estavam engasgadas.
Às 16h23, uma mãe ligou para o serviço, pois seu bebê de três meses estava engasgado. Sendo assim, o médico regulador Lucas Pessoa utilizou uma ligação de vídeo pelo WhatsApp e orientou a mãe na realização da Manobra de Heimlich e permaneceu em contato até a chegada da viatura ao local.
Contudo, momentos antes, às 16h16, outro garoto só que de um ano, também estava engasgado na escola. O médico do Samu entrou em contato via telefone e passou as informações necessárias para o desengasgamento, conseguindo sucesso até a chegada da viatura intermediária ao local.
Lucas Pessoa, comentou sobre a importância do trabalho em equipe no atendimento de emergências. "Esse trabalho não é só meu. É da equipe inteira, desde quem atende o rádio operador, até a equipe de enfermagem e médica," afirmou.
Ele expressou gratidão pelo dom que Deus concedeu a ele e a todos os profissionais do Samu para salvar vidas. Lucas enfatizou que aquele foi um dia especial, um momento de grande realização pessoal e profissional para todos envolvidos.
Com uma média de 2.300 atendimentos mensais, o serviço tem sido essencial para a segurança e bem-estar dos cidadãos, atendendo principalmente casos clínicos, obstétricos, pediátricos, psiquiátricos e traumas.
ESTRUTURA
O Samu possui uma média de 2.300 atendimentos mensais e tem sido essencial para a segurança e bem-estar dos cidadãos, atendendo principalmente casos clínicos, obstétricos, pediátricos, psiquiátricos e traumas. O telefone é 192.
Ele fica localizado na Rua Rosa Cury, 50, no bairro São Joaquim, conta com uma equipe de 76 servidores altamente capacitados e uma infraestrutura robusta, que inclui uma Unidade de Suporte Avançado; uma Unidade de Suporte Intermediário de Vida e uma Unidade de Suporte Básico de Vida.
Cada unidade é tripulada por profissionais de diversas áreas, que garantem o atendimento completo. A Unidade de Suporte Avançado conta com um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista; a Unidade de Suporte Intermediário de Vida é Composta por um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor socorrista; e a Unidade de Suporte Básico de Vida é formada por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista.